BotânicaTaxonomia

Nova espécie de bromélia

Nova espécie de bromélia: a flora brasileira acaba de ficar mais rica. Uma espécie de bromélia — Hohenbergia ymboreorum — endêmica de Vitória da Conquista, na Bahia é a espécie recém-descrita no jornal científico Phytotaxa. artigo original www.biologo.com.br

Nova espécie de bromélia, endêmica da Bahia

8/11/2022 ::  por Marco Pozzana, biólogo 

Os autores de um novo artigo científico descreveram Hohenbergia ymboreorum, uma nova espécie de Bromeliaceae de flor verde, nativa do estado da Bahia. A nova espécie foi encontrada crescendo no município de Vitória da Conquista em uma área de transição entre Mata Atlântica e vegetação de Caatinga.

Floração de Hohenbergia ymboreorum
Inflorescências de Hohenbergia ymboreorum. B.P. Cavalcante.

Esta planta está morfologicamente relacionada com H. minor e H. augusta, mas pode ser facilmente distinguida pelo indumento da inflorescência esparsa branco-laminada, folhas mais longas e estreitas, flores menores, com brácteas florais marrom-douradas que não escondem as sépalas, e as pétalas eretas.

Hohenbergia

Hohenbergia é um gênero de plantas pertencentes à família Bromeliaceae, subfamília Bromelioideae, encontradas no Brasil, Venezuela e Pequenas Antilhas. Foi nomeado em homenagem a Hohenberg, Príncipe de Württemberg e patrono da botânica na Alemanha. 

Hohenbergia ymboreorum E.H.Souza & B.P.Cavalcante sp. nov.

No artigo, publicado no dia 7 de outubro de 2022, também são discutidos o estado de conservação e fenologia, e é fornecida uma tabela para comparação morfológica com os táxons semelhantes.

Nova espécie de bromélia
Hohenbergia ymboreorum E.H.Souza & B.P. Cavalcante sp. nov. foto: B.P. Cavalcante.

Os autores da descoberta são Brayan Paiva Cavalcante, da Universidade de São Paulo (USP), Lidyanne Yuriko Saleme Aona, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e do Programa de Pós-graduação em Recursos Genéticos Vegetais, e Everton Hilo de Souza, Professor Visitante da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e do Programa de Pós-graduação em Recursos Genéticos Vegetais.

Fontes e referências:

apoie o BiólogoApoie o Biólogo

Comentários do Facebook