BiofísicaBiotecnologia

Biomimética

Biomimética é uma área da ciência que tem por objetivo o estudo das estruturas biológicas e das suas funções, procurando aprender com a Natureza, suas estratégias e soluções, e utilizar esse conhecimento em diferentes domínios da ciência.

A designação desta recente e promissora área de estudo científico provém da combinação das palavras gregas bíos,  (vida) e mímesis que significa imitação. Dito de modo simples, a biomimética é a imitação da vida.

Biomimética

Biomimética
O velcro foi inspirado nos pequenos ganchos na superfície de plantas Rebarba. by RichardWheeler

Vale observar que a Biônica, apesar da semelhança da definição, procura a imitação por meio de máquinas sem necessariamente estudar a natureza (performance), enquanto que para a Biomimética a compreensão do fenômeno natural é o foco principal.
Ex.: (um braço biônico robotizado ou um braço desenvolvido semelhante as lagartixas a nível celular Biomimeticamente).

A biomimética é uma ciência que busca inspiração e soluções na natureza para projetar ambientes mais inteligentes, funcionais e sustentáveis e que ofereçam melhor desempenho energético.

A biomimética observa a Natureza e procura explicar e reproduzir em sistemas sintéticos fenômenos similares aos encontrados nos sistemas biológicos. Este estudo permite desenvolver ou aperfeiçoar novas soluções de engenharia, estimular novas ideias, sendo que os biomimeticistas encontram na Natureza um modelo perfeito de inspiração e de imitação.

Área multidisciplinar biomimética 

Greenbuilding Brasil 2016

Estudos biomiméticos pertencem a uma área altamente multidisciplinar, abrangendo diversos ramos da ciência. Áreas como Biologia, Química, Física, Informática, Design, Matemática e Eletrônica são temas geralmente abordados.

Na Natureza existem milhões de espécies das quais menos de dois milhões estão catalogadas até agora. Isto representa uma gigantesca base de dados de soluções inspiradas em sistemas biológicos para a resolução de problemas de engenharia e de outros campos da tecnologia.

O cientista Stephen Wainwright afirmou que a “biomimética ultrapassará a biologia molecular e a substituirá como a mais desafiadora e importante ciência biológica do Século XXI”.

Na arquitetura, a biomimética inspira a busca na natureza por soluções inovadoras que aperfeiçoem a eficiência do edifício em termos de economia, durabilidade, conforto.

Segundo a citação de Phil Gates, em Wild Technology: “Muitas das nossas melhores invenções foram copiadas de outros seres vivos ou já são utilizadas por eles.”

Exemplos de Biomimética

Tendo como objetivos a imitação da Natureza, o entendimento do seu funcionamento e, consequentemente, a melhoria da performance de componentes atuais, alguns modelos biomiméticos seriam:

Velcro. O Velcro foi desenvolvido em 1941 pelo engenheiro suíço Georges de Mestral, que passeava com o seu cão por bosques e percebeu que algumas sementes ficavam presas em suas calças e no pelo de seu cachorro. Desta observação ele se questionou sobre a possibilidade de usar este mesmo mecanismo para fixar objetos por um sistema de minúsculos ganchos e um tecido.

Telas “asa-de-borboleta”. São superfícies de visualização de baixíssimo consumo de energia, baseadas na forma como as asas de borboletas refletem a luz.

Turbina “WhalePower”. Inspirada na forma das barbatanas da baleia jubarte, as lâminas nervuradas desse tipo de turbina eólica produzem 32% menos atrito e 8% de deslocamento de ar que as lâminas lisas convencionais.

Comentários do Facebook