Biologia marinhaEducação Ambiental

Bióloga pelos oceanos

Bióloga pelos oceanos: Bióloga cria dinâmicas e programas educacionais para crianças pela proteção do oceano.

O objetivo de conectar as pessoas à natureza e ao oceano gerou os projetos “Há Mar” e Sustenta Mar, que são organizados pela bióloga Mariana Almeida.

Bióloga pelos oceanos

5/11/2020 ::  Por Josué Fontana

No mundo atual é normal encontrar crianças vidradas em televisões e celulares, deixando as brincadeiras ao ar livre de fora. Nesse momento, é importante lembrar o quanto o contato com a natureza é fundamental para a saúde física e mental dos pequenos. Além disso, é necessário incentivar este contato levando as crianças ao parque, para brincarem na grama ou visitarem a praia, por exemplo.

Dia Mundial dos Oceanos. 8 de junho (8/6)

Ir à praia, fazer castelos na areia e tomar banho de mar é uma das atividades preferidas quando se é criança, já que normalmente é sinônimo de férias. Mas a realidade é que nem todos têm essa oportunidade de conhecer. Pensando nisso, a bióloga Mariana Almeida criou o projeto “Há Mar”, que tem o objetivo de levar crianças de creches públicas de São Paulo para conhecerem o mar pela primeira vez.

“Durante o passeio, realizamos dinâmicas interativas, exercícios de respiração, agradecendo o oceano. Um jeito diferente e inovador de aprender. Realizamos também, ações de limpeza nas praias incluindo aulas de yoga e meditação.

O projeto também oferece cursos para mulheres com mergulho recreativo para reconexão com o oceano que auxilia as ações socioambientais”, explica.

Bióloga cria dinâmicas e programas educacionais para crianças pela proteção do oceano

Bióloga pelos oceanos
Do Instagram da bióloga @mar.ialmeida

Mariana explica que o seu contato com a natureza vem desde criança, quando tinha como brinquedo favorito: um microscópio. “Desde lá eu dizia que queria ser bióloga marinha e cresci indo para o litoral para ver o mar. Aos 16 anos, comecei a mergulhar e tirei certificação. Eu gosto da visão que o cientista é como se fosse uma criança querendo descobrir a origem de tudo e de onde viemos. Por isso, esse projeto tem um significado gigantesco pra mim”, declara.

Foi trabalhando com educação ambiental que começou a criar dinâmicas para as crianças pela conservação, sempre puxando o assunto para o oceano, que nasceu a vontade de fazer a ação de levar as crianças para ver o mar. “Uma amiga me deu a oportunidade de apresentar o projeto “Há Mar” e uma diretora de creche se interessou na hora. Fizemos uma reunião, criamos uma estrutura e, com o apoio de pequenas empresas, conseguimos realizar a primeira ação do projeto”, conta.

Galha-branca-oceânico
Galha-branca-oceânico

Além disso, também com a idéia de aproximar a natureza e o oceano das pessoas, Mariana criou o Sustenta Mar, um projeto de diagnóstico socioambiental de comunidades do litoral norte, que tem o objetivo de dar apoio e educação ambiental a pescadores artesanais. “O maior intuito é proporcionar às pessoas esse reencontro com o oceano. Eu acredito que só despertando essa paixão que nós vamos conseguir preservá-lo.

Se conseguirmos nos conhecer, conseguimos nos conectar com tudo e ter uma ligação maior com a natureza. Esses dois projetos e quem eu sou, se fundem, e eu espero conseguir levar esse amor ao oceano para quem estiver comigo”, finaliza a bióloga.

Mariana Almeida:

É bióloga, especialista em ecossistemas marinhos e costeiros. Possui experiência como educadora ambiental e desenvolvimento de dinâmicas educativas criativas. Atuou em diversos projetos de conservação de espécies marinhas pelo mundo. Há 3 anos lidera seu projeto socioambiental independente que possui uma rede de mais de 5 mil voluntários cadastrados com ações mensais para a conservação dos oceanos. Mais de 200 crianças passaram pelas ações educativas e cerca de 5.780 kg de resíduos foram retirados das praias do litoral paulista e destinados para reciclagem. Seu projeto é o primeiro que une ferramentas para o desenvolvimento humano unidas ao estudo de biologia marinha.

Comentários do Facebook