Himenópteros
Himenópteros: Um dos maiores grupos de insetos, os himenópteros incluem as formigas, vespas e abelhas. O nome foi cunhado com base em suas asas membranosas. Vivem em colônias ou de forma solitária.
Os himenópteros
08/9/2020 :: por Josué Fontana
A ordem tem cerca de 115 000 espécies descritas (Hanson & Gauld, 1995), distribuídas em 99 famílias taxonômicas (Goulet & Huber, 1993). Apresentam uma impressionante diversidade de formas, tamanhos e comportamentos.

Os maiores himenópteros podem alcançar cerca de 15 cm de comprimento, tais como as vespas caçadoras da família Pompilidae, marimbondos da família Vespidae e vespas parasitoides da família Ichneumonidae. Os menores são as vespas da família Trichogrammatidae, que podem ter apenas 1 mm de comprimento.
As espécies do grupo apresentam dois pares de asas, sendo as anteriores maiores do que as posteriores. Certos grupos, perderam secundariamente as asas.
(do grego hymen = membrana e pteron = asa)

Fêmeas geralmente têm um ovipositor especial para inserir ovos em hospedeiros ou locais que de outra forma seriam inacessíveis.
O ovipositor é frequentemente modificado em um ferrão. Os filhotes se desenvolvem por meio do holometabolismo (metamorfose completa). Ou seja, eles têm um estágio larval semelhante ao de um verme e um estágio pupal inativo antes de amadurecer.
Evolução

A ordem se originou no Triássico, com os fósseis mais antigos pertencentes à família Xyelidae, que se diversificaram durante o Jurássico, se tornando o grupo dominante de Hymenoptera no período. Os himenópteros sociais apareceram durante o Cretáceo.
A maioria dos outros grandes grupos, como os Ichneumonoidea e os Aculeata (himenópteros com ferrão), surgiram durante o Cretáceo.
Os Hymenoptera são há muito reconhecidos como um grupo taxonômico natural, e os recentes avanços em técnicas cladísticas morfológicas e moleculares não mudaram essa percepção.
Importância

A ordem é provavelmente a mais benéfica de toda a classe dos insetos (Borror et al., 1989). As abelhas são os mais importantes agentes polinizadores da natureza, fundamentais para a existência de milhares de espécies vegetais, muitas delas importantes para o homem.
As abelhas são ainda exploradas para produção de mel. As formigas constituem grande parte da biomassa de ecossistemas naturais. Em florestas tropicais, o peso das formigas em conjunto é quatro vezes maior do que o de todos os vertebrados terrestres (mamíferos, aves, répteis e anfíbios) juntos (Wilson, 1990).
São agentes ambientais da maior importância, fundamentais na reciclagem de nutrientes, controle de espécies nocivas e revolvimento do solo. (Mais em Importância dos insetos)
Referências:
- David P. Cowan; Julie K. Stahlhut (13 July 2004). “Functionally reproductive diploid and haploid males in an inbreeding hymenopteran with complementary sex determination”. PNAS. 101 (28): 10374–10379. Bibcode:2004PNAS..10110374C.
- SHARKEY, M.J. 2007. Phylogeny and classification of Hymenoptera. Zootaxa 1668, 521–548. Disponível em http://www.mapress.com/zootaxa/2007f/zt01668p548.pdf