BiologiaLimnologiaMeio Ambiente

Biomonitoramento

O biomonitoramento é uma metodologia de avaliação da qualidade ambiental com o uso de organismos. Todavia, a análise pode e deve ser feita em conjunto com a avaliação físico-química, uma vez que os organismos respondem a fatores abióticos. 

Biomonitoramento

Biomonitoramento - efemeróptero
Efemeróptero (Ephemeroptera) ordem de artrópodes da classe Insecta, chamados popularmente de efeméridas ou efêmeras. 

Em termos práticos, é uma avaliação da qualidade ambiental dentro de uma escala espacial e temporal definidas.

Consiste na análise da resposta de indivíduos, populações, assembleias ou comunidades à diferentes gradientes de contaminação ou poluição.

Dentre as principais técnicas estão os ensaios de toxicidade e ecotoxicidade, a exposição in situ de organismos (sentinelas) e as caracterizações de comunidades biológicas nos ambientes de estudo.

Biomonitoramento em ecossistemas aquáticos

Educação Ambiental: água, um bem precioso

Biólogos podem fazer estudos de avaliação da qualidade ambiental em ecossistemas aquáticos. Esses ambientes quase sempre são impactados por ações antropogênicas (provocadas pelo homem).

O biomonitoramento é uma ferramenta de avaliação da saúde dos ecossistemas de rios, fornecendo subsídios para uma análise integrada da qualidade da água.

Os dados físicos e químicos obtidos com a análise são indispensáveis. Entretanto os organismos são muitos sensíveis ao ambiente e fornecem dados muito importantes, por isso, os dados bióticos devem estar presentes.

Documentários de Biologia
Vespas francesas. Documentários de biologia

Dados sobre as espécies presentes, mudanças sazonais no conjunto de populações dos ecossistemas, densidades populacionais e diversidade da comunidade em condições naturais (não poluídas) são informações relevantes para avaliar as mudanças na qualidade da água.

O biomonitoramento por meio do uso de macroinvertebrados bentônicos como bioindicadores é uma tendência como ferramenta na avaliação da qualidade da água. Infelizmente, ainda há carência no conhecimento taxonômico da fauna brasileira, limitando o uso desta técnica pelos órgãos ambientais.

A Embrapa Meio Ambiente, por exemplo, desenvolve projetos de pesquisa com base no uso de organismos bentônicos para avaliar os impactos ambientais de diversas atividades agropecuárias, industriais e urbanas sobre os corpos hídricos.

Comentários do Facebook