BiodiversidadeConservaçãoEducação AmbientalMeio Ambiente

Dia Nacional da Caatinga

O Dia Nacional da Caatinga é comemorado anualmente em 28 de abril. A data foi criada para celebrar esse Bioma exclusivamente brasileiro (e um dos mais ameaçados do país), mas principalmente para proteger o que sobrou de sua natureza. 

Segundo estimativas, cerca de 70% da caatinga já foi alterada pelo homem e somente 0,28% de sua área encontra-se protegida em unidades de conservação. Daniel Fernandes, coordenador da Associação Caatinga fala sobre a importância do Bioma.

28 de abril: Dia Nacional da Caatinga

Entrevista com Daniel Fernandes, coordenador geral da Associação Caatinga:

Por que é importante preservar a caatinga? – Dia Nacional da Caatinga

Carnaúba - Dia Nacional da Caatinga
Carnaúba (Copernicia prunifera)

A Caatinga é o único bioma exclusivamente brasileiro, representa 11% do território brasileiro, apresenta a maior biodiversidade do mundo quando comparada a outras regiões semiáridas do planeta e a maior densidade populacional, são cerca de 28 milhões de pessoas que vivem na Caatinga.

Este conjunto de fatores demonstram a importância de preservar o bioma, o qual historicamente vem sofrendo pressão com o desmatamento, as queimadas e a caça, que por sua vez potencializam os efeitos do aquecimento global e aumentam a dificuldade de convivência com o semiárido.

Quais são as espécies mais representativas da fauna e da flora? – Dia Nacional da Caatinga

Tatu-bola
Tatu-bola (Tolypeutes tricinctus)

Dentre algumas espécies representativas da fauna, podemos citar o Tatu-bola (Tolypeutes tricinctus), endêmico da Caatinga e do Cerrado, o qual está ameaçado de extinção e se nada for feito nos próximos 50 anos estará extinto da Natureza.

A Associação Caatinga é coordenadora executiva do Plano de Ação Nacional do Tatu-bola e executa o programa de Conservação do Tatu-bola, através do qual desenvolvemos um conjunto de ações para conservar esta espécie, dentre elas a criação de unidades de conservação em áreas de ocorrência da espécie.

Como espécie de flora, a Carnaúba (Copernicia prunifera) se destaca pela sua capacidade de se adaptar a situações de extrema adversidade e é conhecida como a árvore da vida pelos diversos usos que ela proporciona, como a sua cera e a palha para artesanatos. A Carnaúba é árvore símbolo dos estados do Ceará e do Piauí e tem grande importância econômica proporcionando o extrativismo da para milhares de famílias nordestinas.

O que podemos fazer para preservá-la? – Dia Nacional da Caatinga

Caatinga. by Maria Hsu/flickr

Podemos contribuir para a preservação da Caatinga diminuindo a pressão de desmatamento, queimadas e caça sobre o bioma, e ampliando o número de unidades de conservação no bioma. Como cidadão podemos cobrar que a Caatinga seja reconhecida como Patrimônio Nacional para que um conjunto de políticas públicas sejam direcionadas para a preservação da Caatinga.

Tramita há muitos anos no Congresso Nacional uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC 504/2010) para reconhecer o bioma como Patrimônio Nacional. Além disso, é possível apoiar iniciativas de Organizações da Sociedade Civil que atuam na região semiárida promovendo conservação e condições adaptação à semiaridez.

No Clima da Caatinga

O projeto No Clima da Caatinga, realizado pela Associação Caatinga, localizado na divisa entre Ceará e Piauí, foca principalmente na proteção e valorização do semiárido. Ao longo de quatro anos realizando ações de restauração florestal, educação ambiental e de tecnologias sustentáveis, a iniciativa já recuperou nascentes e hectares de reservas legais e áreas de proteção permanente entre os dois estados. Novas reservas naturais foram criadas e tecnologias sustentáveis certificadas. No total, 3300 famílias foram envolvidas, com mais de 1600 pessoas capacitadas em tecnologias sustentáveis e 500 educadores em ações de educação ambiental, sensibilizando mais de 20 mil alunos de 40 comunidades diferentes.

Comentários do Facebook