Zoologia
Zoologia é a ciência dedicada ao estudo os animais.
Seguindo a divisão proposta por Lineu, o reino animal é um dos 5 reinos, e é subdividido principalmente nos seguintes Filos: Porifera, Cnidários, Platelmintos, Nematelmintos, Anelídeos, Moluscos, Artrópodes, Equinodermos, e Cordados: Peixes, Répteis, Anfíbios, Aves e Mamíferos – animais com corda dorsal.
Zoologia, estudando os animais
Animal, Animalia, ou Metazoa é o reino biológico composto por seres vivos pluricelulares, Eucariontes, heterotróficos, cujas células formam tecidos biológicos, com capacidade de responder ao ambiente (possuem tecido nervoso) que os envolve ou, por outras palavras, pelos animais.
Os ramos originais da zoologia estabelecidos no final do século XIX como zoofísica, ecologia e morfografia, estão constituídos nas mais diversas áreas da biologia que incluí estudo de mecanismos comuns para plantas e animais. A biologia animal aborda várias áreas.
A biologia celular estuda as propriedades estruturais e fisiológicas das células), incluindo seu comportamento, interações, e ambiente.
Isso é feito tanto em nível microscópico quanto em molecular, para organismos unicelular como bactérias e celular especializadas em organismos multicelular como os humanos.
Entender a estrutura e função das células animais é fundamental para as ciências biológicas. Essas similaridades e diferenças entre os tipos de célula são particularmente relevantes para a biologia molecular.
A anatomia considera as formas de estrutura macroscópica como os órgãos e sistemas.
A fisiologia estuda os processos mecânicos, físicos, e bioquímicos dos organismos vivos ao tentar entender como todas as estruturas funcionam como um todo.
Estrutura para função
O tema da “estrutura para função” é central para a biologia. Estudos fisiológicos tem sido tradicionalmente divididos em fisiologia vegetal e fisiologia animal, mas algumas propriedades da fisiologia são universais, não importando qual o organismo particular está sendo estudado. Por exemplo, o que se aprende na fisiologia das células de levedura também pode ser aplicado para células humanas.
O campo da fisiologia animal se estende desde as ferramentas e métodos da fisiologia humana até as espécies não-humanas. A fisiologia estuda como, por exemplo, os sistemas nervoso, imunológico, endócrino, respiratório, e circulatório funcionam e interagem entre si.
Pesquisa evolucionária: Zoologia
A pesquisa evolucionária se preocupa com a origem e as descendências das espécies, assim como a sua mudança com o passar do tempo, e inclui cientistas de várias disciplinas orientadas pela taxonomia. Por exemplo, geralmente envolve cientistas que possuem um treinamento especial em organismos particulares como mamologia, ornitologia, ou herpetologia, mas usa esses organismos como sistemas para responder as questões gerais sobre a evolução.
A biologia evolucionária é parcialmente baseada na paleontologia, que usa os registros fósseis para responder as questões sobre o modo e o tempo da evolução, e parcialmente em desenvolvimentos nas áreas de genética populacional e teoria evolucionária.
Zoologia Sistemática
A classificação científica em zoologia é o método pelo qual os zoologistas agrupam e categorizam organismos pelo seu tipo biológico, como gêneros e espécies. A classificação biológica é uma forma de taxonomia científica. As classificações biológicas modernas tem raízes no trabalho de Lineu, que agrupou as espécies de acordo com características físicas em comum.
Muitos cientistas atualmente consideram o sistema de cinco reinos ultrapassado.
Leia mais sobre o assunto em Zoologia Sistemática.
O nome científico de um organismo, se capitaliza a primeira letra do gênero e mantém em caixa baixa todas as letras da espécie, com todo o termo podendo estar em itálico ou sublinhado. (mais em Nomenclatura binomial)