Biomédicas

Campanha Universitário Sangue Bom

Campanha Universitário Sangue Bom: Nesta última terça-feira (22/3), O Centro Acadêmico de medicina da Barra (CAMUB) e o Hemorio promoveram mais uma edição do trote solidário “Universitário Sangue Bom”.

Campanha Universitário Sangue Bom

Alunos de Medicina, Odontologia e de Enfermagem, caracterizados de palhaço, incentivaram a doação de sangue com distribuição de mensagens positivas, mostrando a importância desse ato em cartões com formato de coração, com música ambiente e muita alegria.

• Energia solar no Brasil

campanha Universitário Sangue Bom
Campanha Universitário Sangue Bom

Calouros aprendem com veteranos o verdadeiro papel do profissional de saúde

A iniciativa destas campanhas de doação de sangue é antiga. Tudo começou em Duque de Caxias, há mais de 18 anos, quando alunos de Farmácia idealizaram o projeto ‘Calouro Sangue-Bom’. Logo após, o CAMUB deu prosseguimento a inúmeras edições dessa campanha. A Unigranrio foi uma das primeiras universidades do Estado do Rio de Janeiro nesse tipo de campanha solidária. A satisfação de um trabalho sério e diferenciado pode ser mensurado nas palavras da presidente do CAMUB, Cely Morcerf.

“Nós transformamos os calouros em palhaços/doutores, a exemplo do trabalho do grupo ‘Doutores da Alegria’.  A ideia é simples, porque pintamos os calouros apenas para dar um aspecto de palhaço, colocamos o nariz característico e, antes dessa atividade, falamos do papel a ser desenvolvido pelo profissional de saúde. É uma forma de transformar o ritual do trote em algo humano, sem que haja desrespeito aos calouros”, explica a presidente do CAMUB.

Júlia Assis, aluna de Medicina, dá o seu recado no ambiente adaptado para doação de sangue, na Unidade Unigranrio. Ela justifica essa ação do CAMUB, afirmando que este ato de amor ajuda a salvar muitas vidas.

Música do Rei Roberto Carlos anima doadores de sangue, sob o comando de alunos de Medicina

O clima para doação de sangue nem sempre é tão calmo como parece. Muitos têm receio de doar sangue, mas com a teatralização de alunos de Medicina, tudo ficou mais claro. Com alunos na fila de espera, os atores do projeto Ilumine entram fazem perguntas e terminam num clima todo especial, ao som da música ‘Como é grande o meu amor por você’, de Roberto Carlos. (Veja mais este vídeo).

O diretor da Unigranrio/Barra também entrou na fila de doadores. Seu exemplo foi seguido por quase 90 alunos e populares, que ouviram, leram ou viram chamadas na TV. “Acredito que essa ação já faz parte do calendário anual do Hemorio e da Unigranrio. Iniciativas como essa dão a certeza de que há maneiras inteligentes e de espírito cidadão na formação de nossos acadêmicos. Nosso lema é ir além da sala de aula, sempre”, afirma Luiz Fernando.

Campanha Universitário Sangue Bom. Quem pode doar sangue – Para doar é necessário ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 quilos e estar em boas condições de saúde. É feita uma avaliação clínica na triagem, além de avaliação hematológica do doador, que inclui um questionário com seu histórico de saúde. Os doadores também passam por verificação da pressão arterial, temperatura, peso e pulso, antes da doação.

 

Comentários do Facebook