Tudo sobre Mendel
Tudo sobre Mendel: em 20 de julho de 2022, Gregor Mendel, o “pai da genética”, completa 200 anos de nascimento. Embora morto desde 1884, sua obra permanece mais viva do que em sua época, que não estava preparada para as descobertas revolucionárias do genial monge agostiniano.
Tudo sobre Mendel, um homem à frente do seu tempo
20/7/2021 :: Por Josué Fontana
Gregor Johann Mendel (20 de julho de 1822 – 6 de janeiro 1884) tinha um talento nato para a biologia — estudante brilhante, tinha grande interesse nos mais variados assuntos, em especial a botânica, e uma capacidade de aprendizado matemático fora do comum.
Mesmo com tantos talentos acadêmicos, não seria nada fácil para Mendel provar o seu valor como cientista. Em sua época não havia uma carreira em ciências biológicas propriamente ditas. A família também não tinha recursos suficientes para investir em sua formação, como Darwin teve a sorte de ter.
A saída encontrada por seus pais para que ele pudesse continuar estudando foi a entrada no mosteiro da Ordem de Santo Agostinho. Um movimento importante, que permitiu que o jovem continuasse sua formação em instituições respeitadas em sua época, como o Instituto de Filosofia de Olomouc, hoje República Tcheca, e também na Universidade de Viena.
Biólogo, botânico, matemático, meteorologista, frade, professor de física, matemática e ciências
Com dedicação, disciplina, método e conhecimento, Mendel foi capaz de estudar as características hereditárias como ninguém havia feito.
Mais que isso, analisando as ervilhas elaborou sua tese de como as características hereditárias são transmitidas — em unidades autorreplicáveis chamadas então fatores e, depois, genes. Sintetizou seu trabalho em uma publicação detalhada em 1866 e assegurou que fosse lido pelas maiores mentes científicas de sua era.
Ainda assim, a importância da descoberta revolucionária de Mendel não foi bem compreendida. Seu estudo foi quase que totalmente ignorado. Somente no início do século XX sua obra seria redescoberta por um grupo de cientistas. Eram eles: um austríaco – Tschermak, um alemão – K. Correns, e um oriundo dos Países Baixos – H. de Vries.
O estudo de Mendel criava um campo científico totalmente novo — a genética. Sua teoria foi essencial para a síntese evolutiva moderna.
Especial Gregor Mendel
Abaixo, segue uma compilação com os principais artigos e links que você precisa para entender a obra do cientista que não teve o devido reconhecimento em seu tempo.
♣ Gregor Johann Mendel (1822 – 1884) – Introdução e biografia resumida do mestre da genética, que durante sua vida, publicou dois grandes trabalhos, agora clássicos: “Ensaios com plantas híbridas”, com menos de trinta páginas impressas, e “Hierácias obtidas pela fecundação artificial”.
♣ O Legado de Mendel – O cientista passara sete anos cultivando quase 30 mil plantas de ervilha, cujas partes reprodutivas ele dissecava minuciosamente para obter os cruzamentos controlados que lhe permitiriam entender como características simples, como cor das flores e formato das sementes, eram transmitidas de uma geração a outra. Entenda a importância de sua obra.
♣ Documentário Mendel e a ervilha – Neste vídeo você confere um especial sobre a vida e obra do pai da genética. O documentário faz parte da série “Os seis experimentos que mudaram o mundo”. O filme é dublado em português e mostra o início na vida dele onde nasceu e foi criado, na aldeia de Heinzendorf, em um distrito agrícola na Checoslováquia, no império Austro-húngaro, na atual República Tcheca.
♣ O erro de Mendel – Reconhecemos hoje Mendel como o “pai da genética”, o gênio incompreendido de sua época que, sem saber, criou um campo novo das ciências mas não teve seu trabalho reconhecido em seu tempo. Por quê?. Onde teria errado? Essa é a proposta deste bem humorado vídeo. Ao repassar os principais acontecimentos da vida do cientista, o autor provoca o expectador a fazer uma análise.
Leis de Mendel
♣ Primeira Lei de Mendel – O genial monge agostiniano conseguiu com sua notável capacidade de observação e análise estabelecer regras, ou “leis”, que ainda regem bases da genética e da transmissão hereditária. Segue aqui uma explicação da que é conhecida como a sua primeira lei, ou Princípio da Segregação dos Caracteres (ou Lei da Segregação).
♣ 2ª Lei de Mendel – Em suas experiências com ervilhas, Mendel realizou cruzamentos nos quais acompanhou a segregação de dois genes. Esse estudo formou a base da sua descoberta conhecida como Lei da Segregação Independente ou Segunda Lei de Mendel.
Links e referências:
- Life, Experiments & Facts – Biography (em inglês).
- Mendel and Darwin: untangling a persistent enigma – Nature.com (em inglês).
- Reid, J. B.; Ross, J. J. (2011). “Mendel’s genes: toward a full molecular characterization”. (em inglês).
- Moore, Randy (2001). “The “Rediscovery” of Mendel’s Work” – web.archive.org (em inglês).
Você precisa fazer login para comentar.