Importância da biologia
Importância da biologia: É difícil resumir toda a relevância das ciências biológicas para a sociedade em poucas palavras.
Isto porque a biologia tornou-se um campo de investigação tão vasto que geralmente não é estudada como uma única disciplina, mas dividida em várias disciplinas científicas. Eis aqui uma análise para a nossa reflexão.
Importância da biologia
por Marco Pozzana, biólogo. 19/8/2020
Como sabemos, a biologia foca no estudo da vida. Esta é a mais complexa e fascinante ciência que conhecemos.

A tendência para a pesquisa interdisciplinar e a unificação do conhecimento científico de diferentes campos resultaram em uma sobreposição significativa do campo da biologia com outras disciplinas científicas. Os princípios de outros campos – química, medicina e física, por exemplo – são integrados aos da biologia em áreas como bioquímica, biomedicina e biofísica.
A importância da biologia vai muito além da mera curiosidade científica. Biólogos são essenciais para evitar que o planeta fique impossibilitado de abrigar e sustentar vida inteligente. Biólogos organizam as espécies e sabem quais animais ou plantas estão em perigo de extinção, mas também o que deve ser feito para protegê-los.
Como recuperar áreas degradadas? Como evitar novas pandemias? Como desenvolver novas vacinas? – essas são algumas das questões que a biologia tenta responder. Até mesmo a elucidação de crimes está entre as atividades em que biólogos podem atuar.

A importância das ciências biológicas

Abaixo, separamos artigos que ajudam a compreender a enorme relevância do trabalho dos biólogos e da importância da biodiversidade.
• Porque biólogos são importantes – Biólogos dedicam suas vidas para estudar a vida. Mas por que o árduo trabalho desses profissionais é tão relevante? Uma pequena reflexão sobre a importância dessa atividade científica na sociedade moderna.
• Importância da biodiversidade – Há uma preocupação crescente com questões ambientais globais devido a degradação do meio ambiente. Ecólogos e ambientalistas são os primeiros a insistir no aspecto econômico da proteção da diversidade.

• Importância das Áreas protegidas – As áreas protegidas são territórios delimitados e geridos com o objetivo de conservar o seu patrimônio natural, que inclui elementos ecológicos, históricos, geológicos e culturais.
• Importância da biofísica – Analise e compreensão através desta ciência de diversos fenômenos que são parte do funcionamento do corpo humano e de outros organismos.
• Importância da Genética – Esta ciência permitiu ao homem ampliar seus conhecimentos de biologia, mas também na medicina, agronomia, veterinária, meio ambiente e muitas outras áreas.

• Importância da Paleobotânica – Plantas fósseis são utilizadas tanto para fins de estudo quanto para fins econômicos (carvão, petróleo, etc.).
• Importância dos fósseis – O registro fóssil foi uma das primeiras fontes de dados subjacentes ao estudo da evolução e continua a ser relevante para a história da vida na Terra.
“A vida é o fenômeno mais precioso do cosmos. Sem vida, o universo não pode ser experienciado.”

• Importância das árvores – Uma análise sobre o papel das árvores para a nossa qualidade de vida e para o meio ambiente.
• Importância das árvores nas cidades – Árvores urbanas desempenham um papel importante nos habitats humanos de várias maneiras: filtram o ar, a água, a luz solar, fornecem abrigo para animais e áreas de lazer para as pessoas.
• Importância da Mata Ciliar – As matas ciliares funcionam como reguladores do fluxo de água, sedimentos e nutrientes entre os terrenos mais altos da bacia hidrográfica e o ecossistema aquático.
• Importância do mangue – Os manguezais são preciosos para o meio ambiente por vários motivos. São ecossistemas complexos e dos mais férteis e diversificados do planeta.
• A importância da restinga – Certas pessoas podem enganosamente ver as restingas como uma vegetação pobre e de pouca importância. É um erro grosseiro gerado pela falta de conhecimento.

• Importância dos insetos – O grupo mais diversificado entre os artrópodes e, consequentemente, entre todos os animais não se destaca somente pelos números elevados. É peça-chave na ecologia e meio ambiente.
• Importância das abelhas – Bióloga especialista em comportamento e ecologia de abelhas entrou em 1998 na luta em defesa dos polinizadores para a manutenção de florestas nativas e a ampliação da produção agrícola.
• A importância dos morcegos – Em entrevista exclusiva, a bióloga e professora Júlia Lins Luz revela o papel desses mamíferos para o meio ambiente e a sociedade.
• A importância dos gatos selvagens – De grande valor para a biodiversidade em todo o mundo e malvistos por boa parte da sociedade, fazem um papel indispensável para os ecossistemas.
• A importância dos primatas – Em entrevista exclusiva, a bióloga e professora Júlia Lins Luz revela o papel desses mamíferos para o meio ambiente e a sociedade.

• Importância dos Oceanos – Segurança alimentar, estabilidade climática, biodiversidade, energias alternativas, biotecnologia e lazer são alguns dos benefícios oferecidos pelos mares à humanidade.
• Importância da vacinação – Além de proteger contra doenças, as vacinas também são capazes de evitar a infecção pelo Sars-CoV-2.
• Importância da educação ambiental – A sociedade precisa repensar a forma como se relaciona com os ambientes naturais e sua biodiversidade.
Leia também: Importância dos testes para Covid-19 • Quanto vale a natureza?
Fontes e referências:
- The Importance of Biology – medium.com (em inglês).
