BiomédicasBioquímicaCitologiaMamíferos

Neurônio

O neurônio é a unidade básica da estrutura do cérebro e do sistema nervoso e é responsável pela condução do impulso nervoso. Abaixo, uma introdução para essas células tão importantes e complexas.

O Neurônio

O tecido nervoso é formado por dois grupos principais de células: os neurônios e as células da glia. Os neurônios, também chamados de células nervosas, são os mais conhecidos.

Funcionamento dos neurônios
Funcionamento dos neurônios

A membrana exterior toma a forma de vários ramos extensos chamados dendritos, que recebem informação de outros neurônios e de uma estrutura a que se chama um axônio que envia informação a outros neurônios.

O espaço entre o dendrito de um neurônio e o terminal axonal de outro é o que se chama uma fenda sináptica. Os sinais são transportados através das sinapses por uma variedade de substâncias químicas chamadas neurotransmissores.

Vídeos didáticos de biologia

O córtex cerebral é um tecido fino composto essencialmente por uma rede de neurônios densamente interligados tal que nenhum está a mais do que algumas sinapses de distância de qualquer outro neurônio.

Características

Os neurônios recebem continuamente impulsos nas sinapses de seus dendritos vindos de milhares de outras células. Os impulsos geram ondas de corrente elétrica (excitatória ou inibitória, cada uma num sentido diferente) através do corpo da célula até a uma zona chamada a zona de disparo, no começo do axônio. É aí que as correntes atravessam a membrana celular para o espaço extracelular e que a diferença de voltagem que se forma na membrana determina se o neurônio dispara ou não.

O Cérebro

Os neurônios caracterizam-se pelos processos que conduzem impulsos nervosos para o corpo e do corpo para a célula nervosa. Os impulsos nervosos são reações físico-químicas que se verificam nas superfícies dos neurônios e seus processos. A cromatina nuclear é escassa, enquanto que o nucléolo é muito proeminente.

Neurologia é a especialidade médica que trata de distúrbios estruturais do sistema nervoso.

Os tipos de neurônios

Receptores ou sensitivos (aferentes): São os que reagem a estímulos exteriores e despertam a reação a esses estímulos, se necessário. A sua constituição é um pouco diferente dos outros dois tipos de neurônios. De um lado do axônio tem os sensores que captam os estímulos. Do outro lado possui os dendritos. O corpo celular localiza-se perto do axônio, estando ligado a este por uma ramificação do axônio, assumindo um pouco o aspecto de um balão.

Associativos ou Conectores (Interneurônios): O grupo mais numeroso. Como o nome indica, estes transmitem o sinal desde os neurónios sensitivos ao sistema nervoso central. Liga também neurônios motores entre si. Neste tipo de neurônios o axônio é reduzido, estando o corpo celular e os dendritos ligados diretamente à arborização terminal, onde se localizam os telodendritos.

Motores ou efetuadores (eferentes): Este tipo tem a função de transmitir o sinal do sistema nervoso central ao órgão efetor (que se move), para que este realize a ação que foi ordenada pelo encéfalo ou pela medula espinhal. Este é o neurônio que tem o aspecto mais familiar, que nós estamos habituados a ver.

Comentários do Facebook