Biologia marinhaConservaçãoHerpetologiaVídeosZoologia

Salvando uma tartaruga

Salvando uma tartaruga: No fim de outubro, a equipe do projeto Ilhas do Rio resgatou uma tartaruga muito debilitada que estava à deriva no mar. Após mais de dois meses de reabilitação, ela foi devolvida ao mar. 

Salvando uma tartaruga

21/1/2020 ::  Por Josué Fontana

Dia 29 de outubro de 2020, a equipe do Projeto Ilhas do Rio, que faz o monitoramento das tartarugas na região do MONA Cagarras, coordenada pela pesquisadora Suzana Guimarães, resgatou uma tartaruga juvenil da espécie cabeçuda encontrada à deriva no mar. 

Salvando uma tartaruga
Foto: Caio Salles

Segundo a pesquisadora, a espécie não costuma ser vista próxima ao litoral e a presença de cracas em seu corpo seria um indicativo de que estivesse doente há bastante tempo.

“Esta não é uma espécie comum do MONA Cagarras, onde em geral avistamos mais as tartarugas-verdes e a tartaruga-de-pente. Provavelmente, ela estava passando perto da costa e por estar debilitada acabou aparecendo mais próximo das ilhas”.

O resgate

Biodiversidade nas Cagarras
Bromélia Alcantarea glaziouana: Ilhas Cagarras

Para que recebesse o tratamento devido, a equipe do projeto Ilhas do Rio (com ajuda da equipe do Projeto de Monitoramento de Praias da Baía de Santos) encaminhou o animal para o Centro de Reabilitação, em Araruama, onde foi diagnosticada com pneumonia.

Após mais de dois meses de tratamento, a tartaruga, enfim, se recuperou e foi devolvida ao mar, hoje, segunda-feira, pela equipe do Ilhas do Rio. “Esse animal teve a grande sorte de ter sido encontrada por nós, pesquisadores capazes de avistar e reconhecer o animal mesmo à distância e ter a experiência necessária para prestar o socorro da forma correta”, explica Suzana.

A soltura

Comentários do Facebook