BiologiaMamíferosMastozoologiaZoologia

Caracal, um mestre da sobrevivência

Caracal: os felinos são muito admirados por sua combinação de beleza, agilidade e incrível capacidade de sobrevivência, entre outras proezas. Com o Caracal (Caracal caracal) não poderia ser diferente. Conheça esse mestre da adaptabilidade distribuído por mais de 50 países da África e Sudoeste Asiático.artigo original www.biologo.com.br

Caracal, um mestre da sobrevivência

4/5/2022 ::  Marco Pozzana, biólogo

Embora a população de caracal na Ásia Central esteja classificada como criticamente ameaçada no Uzbequistão desde 2009 e no Cazaquistão desde 2010, a espécie de gato selvagem permanece listada como “pouco preocupante” segundo a IUCN.

Caracal, um mestre da sobrevivênciaMas a perda de habitat pela expansão agrícola, a construção de estradas e assentamentos tem ameaçado o caracal em todos os países da região. São abatidos pelos fazendeiros para proteger o gado, ou em retaliação pelo abate de animais.

Embora tenha sido intensamente caçado, conseguiu sobreviver em uma surpreendente variedade de habitats, incluindo áreas dominadas pelo homem.

São animais formidáveis, com tamanho relativamente pequeno —  normalmente entre 40 e 50 cm —, no entanto, abatem animais muito maiores, como o Tragelaphus imberbis, antílope que pesa pelo menos cinco vezes mais.

Caracais urbanos

Resilientes, os caracais enfrentam muitos desafios. Muitos procuram sobreviver em áreas degradadas em cidades ou em suas margens. Estes, os caracais urbanos e suas populações, estão diante de ameaças únicas.  São vítimas de perigos como a ingestão de veneno de rato ou atropelamentos nas estradas cada vez mais numerosas, como ocorre na Turquia e no Irã.

Caracal (Caracal caracal)
Caracal (Caracal caracal) © Cloudtail the Snow Leopard
Caracal, um mestre da sobrevivência
Ao contrário do lince, com o qual se assemelha, o caracal é parente mais  próximo do serval.

Os pesquisadores buscam soluções para permitir que os animais sobrevivam nesses ambientes altamente modificados. Para entender melhor as necessidades desses felinos selvagens, biólogos passaram anos rastreando e capturando a espécie nas margens da cidade sul-africana da Cidade do Cabo. A tarefa foi desafiadora porque são animais esquivos, difíceis de serem localizados.

Para a equipe de pesquisadores, resolver ou mitigar essas ameaças se tornou uma motivação por trás de seu projeto de pesquisa, cujas descobertas foram publicadas em 2021. Mesmo típicamente noturnos, os caracais urbanos adaptaram seu comportamento de várias maneiras para sobreviver nas margens da cidade, inclusive caçando mais durante o dia.

Caracal, um mestre da sobrevivência

O comportamento tem surpreendido os biólogos. Para entender melhor o fenômeno dos caracais urbanos e protegê-los, Laurel Seriesys, bióloga da Universidade da Cidade do Cabo, lançou o Urban Caracal Project em 2014.

De modo geral, os pesquisadores destacam que embora os caracais sejam de fato uma espécie resiliente e capaz de improvisar, a invasão urbana representa uma ameaça real.

Fontes e referências:

apoie o biólogoApoie o Biólogo

Comentários do Facebook