AnatomiaEmbriologiaMastozoologiaMeio AmbienteVídeos

Da fecundação ao nascimento

Da fecundação ao nascimento: Embriologia humana é a parte da embriologia que estuda o desenvolvimento humano durante a gestação. No documentário abaixo, confira o processo da fecundação ao nascimento.

Vídeo: Embriologia humana
 Da fecundação ao nascimento

Após a fecundação, o ovócito II forma uma célula-ovo que se divide por mitoses sucessivas.

Embriologia humana - embrião humano
Embriologia humana vídeo. Um embrião humano intacto com 6 semanas de idade embrionária 

4º dia: após a fecundação, o embrião adquire uma forma esférica, formado por uma massa de células, assemelhando-se a uma amora, a este estágio chamamos estágio de mórula. O embrião mantém ainda o mesmo volume do ovo, apesar das contínuas divisões celulares.

As células começam a organizar-se e formam dois grupos celulares:

  • Botão embrionário – um conjunto de células que originará o novo ser;
  • Trofoblasto – uma camada superficial envolvente da cavidade (blastocélio).
    A esta estrutura chama-se blastocisto; o blastocisto ainda é envolvido pela zona pelúcida.

6º dia: o blastocisto eclode para o exterior da zona pelúcida – fora do invólucro, as células do trofoblasto aderem à zona superficial do endométrio, iniciando-se a nidação.

4ª semana: o embrião já possui de 4 a 12 somitos. O tubo neural é aberto nos neuróporos caudal e rostral. Arcos faríngeos (Bronquiais), visíveis com 24 dias – 1° mandibular e maxilar; 2° hoíde (base da língua).

Ocorre o dobramento do coração na saliência ventral e já possui batimentos. 3 pares de arcos faríngeos, fechamento do neuróporo rostral, saliência encefálica curva, cauda pequena, broto do membro superior, fossetas óticas, placoides cristalinos, 4 pares de arcos faríngeos, broto do membro inferior, rudimentos de órgãos cardiovasculares. Neuróporo caudal se fecha.

Após o 1º mês de gestação

5ª semana: crescimento da cabeça (rápido crescimento do encéfalo e saliências faciais).Face em contacto com o coração. 2° arco hioide cresce sobre o 3 e o 4 (depressão seio cervical) pescoço. Brotos dos membros superiores em forma de remo, e inferiores em forma de barbatanas, Crista mesoméfricas.

Embriologia animal
> Veja também: biologia do desenvolvimento

6ª semana: cotovelos e placa das mãos com raios digitais, contrações musculares do tronco e membros, saliências auriculares (meato acústico externo), olhos e pescoço são evidentes, já responde ao toque.

7ª semana: chanfraduras entre os dedos, redução e comunicação intestino e saco vitelinico. Forma-se hérnia umbilical (intestino penetra na célula extra-embrionária).

8ª semana: cedos separam-se (ainda com membranas), pé em forma de leque com chanfraduras, cauda curta, mãos e pés aproximam-se do ventre, já possui caracteres humanos, cabeça é metade do embrião, pálpebras e pescoço.

Comentários do Facebook