ConservaçãoOrnitologiaZoologia

Loxops ochraceus

Maui Akepa (Loxops ochraceus): com a divulgação do relatório do governo americano, oito espécies de aves e uma planta endêmicas das ilhas havaianas foram reconhecidas como extintas. Entre esses animais perdidos estava o maui akepa, altamente impactado pela presença humana na ilha. artigo original www.biologo.com.br

Loxops ochraceus, mais uma ave havaiana perdida

22/10/2021 ::  Marco Pozzana, biólogo

Um pássaro que era encontrado facilmente em toda Maui, a segunda maior ilha do Havai, mas uma série de ameaças trazidas pelo homem impactou severamente as populações. Há 32 anos ninguém vê o maui akepa na ilha.

Maui Akepa (Loxops ochraceus)
Loxops ochraceus. ilustração

A IUCN mantém o status da ave como Criticamente em perigo ou Possivelmente extinta na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas, no entanto o governo americano admitiu a perda da espécie formalmente no fim de setembro de 2021.

Era um animal de uma suave cor verde, com 10 cm de comprimento. Tinha um pequeno bico cruzado, característica comum das espécies de Loxops, gênero da família Fringillidae com somente 5 espécies (duas recentemente extintas). 

A ave voava de árvore em árvore, se alimentando de aranhas e insetos e bebendo o néctar de diversas flores, incluindo a lobélia. 

Declínio e extinção do maui akepa

“Quando perdemos uma espécie animal para a extinção, perdemos parte da nossa família” – Anthony Douglas Williams

Até o início do século XX, o maui akepa era uma ave comum em grande parte da ilha. Mas diversas espécies invasoras prosperaram nessa época. Plantas exóticas introduzidas, como framboesas, colonizavam a ilha com espantosa facilidade.

Loxops ochraceus - mais uma ave havaiana perdida
Maui akepa (Loxops ochraceus)

Com elas, répteis e insetos exóticos também ganhavam espaço. Rapidamente as espécies nativas que serviam de alimento para os Loxops começaram a rarear.

Os mosquitos eram outra ameaça, trazendo doenças mortais para os pássaros. A vida na ilha estava ficando insustentável para os L. ochraceus.

Ainda havia algumas aves em reservas na década de 1970. Em 1988, apenas um espécime foi avistado em uma expedição de pesquisa: a última vez que a ave foi vista com vida.

Somente em 1995 veio a ideia da reprodução em cativeiro para salvar a espécie, mas já era tarde demais, ninguém sabia do animal. Hoje, o maui akepa só pode ser visto taxidermizado, exposto em museus, como o Bishop Museum

Akialoa stejnegeri.
Akialoa 

Em 29 de setembro de 2021, o Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos EUA declarou o L. ochraceus extinto junto com outras sete espécies de aves, entre elas o Akialoa stejnegeri.

Hoje a mudança climática é um grande desafio para a conservação das aves nativas do Havai, alterando a vegetação e aumentando ainda mais o número de mosquitos na ilha.

Fontes e referências
Comentários do Facebook