BiodiversidadeBotânicaCuriosidadesTaxonomia

Dia Nacional da Botânica

17 de Abril – Dia Nacional da Botânica: No dia 17 de abril é celebrado o Dia Nacional da Botânica.

Nesse dia, vale lembrar a importância dos botânicos para a ciência e a sociedade. 

Dia Nacional da Botânica: 

Fisiologia Vegetal
Fisiologia Vegetal. by Lyon Arboretum

As plantas participam de nossas vidas de inumeráveis outras maneiras além de fontes de alimento.

Elas nos fornecem fibras para vestuários; madeira para mobiliário, abrigo e combustível; papel para livros; temperos para culinária; drogas para remédios; e o oxigênio que respiramos.

Somos totalmente dependentes das plantas. Por isso, o botânico, o profissional da biologia que dedica sua vida ao estudo das plantas, é tão importante.

Dia da Botânica: dia 17 de abril

Taxonomia vegetal
Taxonomia vegetal

Como outras formas de vida na Biologia, a vida das plantas pode ser estudada em vários níveis, do molecular, genético e bioquímico através de organelas, células, tecidos e a biodiversidade de plantas inteiras.

No topo desta escala, plantas podem ser estudadas em populações, comunidades e ecossistemas (como em ecologia). Em cada um destes níveis, um botânico pode se dedicar à classificação (taxonomia), estrutura (anatomia) ou função (fisiologia) da vida vegetal.

A data foi instituída pelo Decreto de Lei nº 1.147, de 24 de maio de 1994, em homenagem às comemorações dos 200 anos do nascimento do naturalista alemão Carl von Martius.

Importância da botânica: Dia Nacional da Botânica

Plantas são fundamentais para a vida na Terra. Elas geram oxigênio, alimento, fibras, combustíveis e remédios que permitem aos humanos e outras formas de vida existir.

Dia do taxonomista - Taxonomist Appreciation Day
Dia do taxonomista

Enquanto realizam tudo isso, as plantas ainda absorvem dióxido de carbono, um importante gás do efeito estufa, através da fotossíntese.

Uma boa compreensão das plantas é crucial para o futuro de nossa sociedade, já que nos permite alimentar o mundo, entender processos fundamentais, utilizar remédios e materiais e entender mudanças ambientais.

17 de Abril: Carl Friedrich Philipp von Martius, o homenageado

Martius (1794-1868), um dos naturalistas mais famosos do século XIX, chegou ao Brasil em 1817 na comitiva da imperatriz Leopoldina, mulher de Dom Pedro I, e após três anos de expedições pelo Brasil coletou milhares de espécies da flora brasileira. 

Essas espécies posteriormente foram catalogadas e descritas na Obra Flora brasiliensis, produzida na Alemanha entre 1840 e 1906, pelos editores Carl Friedrich Philipp von Martius, August Wilhelm Eichler e Ignatz Urban, com a participação de 65 especialistas de vários países.

Comentários do Facebook