Um raríssimo papagaio-diadema
Amazona autumnalis lilacina: subespécie ameaçada endêmica do Equador, esse raríssimo papagaio-diadema pode ser salvo da extinção por meio de programas de criação em cativeiro.
Um raríssimo papagaio-diadema pode ser salvo da extinção
11/8/2022 :: por Marco Pozzana, biólogo
As aves são uma classe de animais fortemente impactados pela presença humana. Entre essas, certos grupos são especialmente afetados. Um terço de todos os Psittaciformes, por exemplo, são classificados como ameaçados e mais da metade de todas as populações estão em declínio.
É o caso da Amazona autumnalis lilacina, uma subespécie de papagaio-diadema, classificada pela IUCN como como “criticamente ameaçada de extinção”. Todavia, programas de conservação e criação em cativeiro parecem finalmente estar ganhando força, reproduzindo este animal com sucesso em condições controladas.
Amazona autumnalis lilacina (Lesson, 1844)
A amazona-lilacina (Amazona autumnalis lilacina) ou amazona-vermelha-equatoriana é um pequeno papagaio amazônico nativo das florestas tropicais secas do oeste do Equador. Apresenta cerca de 34 cm de comprimento quando maduro, com plumagem predominantemente verde. Apresenta também cores vermelhas e bochechas amarelas.
Suas características distintivas incluem o bico totalmente preto e penas com pontas lilás em sua coroa. É de modo geral menor do que suas subespécies relacionadas, apresentando coloração mais suave.
Possui um bico forte e língua versátil, auxiliando para quebrar e consumir diversos alimentos. A dieta consiste principalmente de frutas, nozes, bagas e sementes.
Na natureza, ficam normalmente empoleirados à noite, formando pequenos grupos. Monogâmicos, são mais frequentemente vistos voando em pares. Atingem a maturidade sexual aos três ou quatro anos de idade. A fêmea põe de dois a quatro ovos na cavidade da árvore e os incuba por um período de três semanas.
Conservação
Considerada ave muito inteligente e de temperamento gentil e afetuoso, em cativeiro aprecia a companhia de pessoas e muitas vezes forma um forte vínculo com o seu criador. É capaz de aprender a falar algumas frases. Por essas características, juntamente com suas cores ornamentais, é uma ave atraente para os criadores e, infelizmente, para o tráfico ilegal.
Com as populações selvagens em números cada vez menores — ente 1,000-2,499 indivíduos maduros segundo a última atualização da IUCN em 11 de agosto de 2020 — a subespécie segue classificada como ‘em perigo crítico de extinção’.
Por outro lado, a A. autumnalis lilacina tem sido reproduzida com cada vez mais sucesso entre os criadores. Em 2009, o zoológico de Chester, fez um esforço na criação de uma espécie de “agência de namoro” para impulsionar a procriação em cativeiro desses papagaios.
Fontes e referências:
- Juniper, Tony; Mike Parr; Kim Franklin (1998). Parrots: A Guide to Parrots of the World. Yale University Press. [pdf] (em inglês).
- Lilacine amazon – Wikipédia.org (em inglês).
- BirdLife International (2020) Species factsheet: Amazona lilacina“. 6 June 2020. (em inglês).
- REBECCA BIDDLE et al. Conservation status of the recently described Ecuadorian Amazon parrot Amazona lilacina Published online by Cambridge University Press: 01 June 2020. DOI: https://doi.org/10.1017/S0959270920000222 (em inglês).
- BirdLife International. 2020. Amazona lilacina. The IUCN Red List of Threatened Species 2020: e.T22728296A181432250. https://dx.doi.org/10.2305/IUCN.UK.2020-3.RLTS.T22728296A181432250.en. Accessed on 10 August 2022. (em inglês).
Você precisa fazer login para comentar.